| hmin
Cerca de 60% dos britânicos acreditam que o primeiro-ministro Tony Blair mentiu ao dizer que o Iraque era uma ameaça, para justificar a guerra liderada pelos Estados Unidos que depôs Saddam Hussein, apontou uma pesquisa divulgada nesta terça, dia 30.
O premiê, cuja popularidade vem caindo vertiginosamente após a guerra, enfrentará um dos mais difíceis discursos de sua carreira nesta terça, durante a conferência anual do Partido Trabalhista, quando tentará aplacar a ira dos colegas em relação ao seu apoio à invasão do Iraque.
A pesquisa do NOP, publicada pelo jornal Independent, mostrou que 41% dos entrevistados quer que Blair renuncie, enquanto 52% não quer. Os que acreditam que o premiê mentiu sobre o Iraque somam 59% e apenas 29% não.
Outras pesquisas também mostraram que a maioria dos britânicos não acredita em Blair desde que falhou em provar que o Iraque realmente possuía armas proibidas, a principal justificativa para a guerra. A pesquisa NOP sugeriu que a troca de Blair pelo ministro das Finanças, Gordon Brown, opção favorita do Partido Trabalhista, não aumentaria significativamente a popularidade do partido. Esse apoio cresceria apenas um ponto percentual em relação ao atual índice, de 38%.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.